terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Boxing Day



O Boxing Day é o dia a seguir ao Dia de Natal. Tem origem no Reino Unido e é celebrado em vários países que fizeram parte do Império Britânico.

O seu nome deriva da antiga tradição dos patrões e senhores darem uma caixa ("Christmas box") com ofertas aos seus trabalhadores e subordinados no dia seguinte ao Natal.

As informações que a Wikipédia tem sobre este dia são muito interessantes.

Na província do Ontário é feriado. É dia de descanso, de comer o que sobrou do dia anterior ou de ir às compras e fazer parte das multidões que fazem grandes bichas à porta das lojas muitas horas antes de elas abrirem.

O almoço de hoje começou com caldo verde numa casa portuguesa com genros e noras, namorados e namoradas canadianos, cujos pais nasceram noutros países, e que se habituaram com facilidade a comer a tradicional sopa portuguesa.


Esta é apenas uma parte da mesa onde foram colocadas as travessas das iguarias que compartilhámos. Falta a mesa dos doces/bolos e da fruta... 


Ah! Esqueci-me de acrescentar que o Boxing Day também é o dia de ir ao ginásio!!! Sem falta!! : )

32 comentários:

  1. Não sabia a origem do Boxing Day e pensava que era uma espécie de 2° Dia de Natal como aqui na Alemanha.
    Aqui está tudo fechado.

    Continuação de dias familiares e aconchegantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa.
      Foi através da Wikipédia que fiquei a saber que na Alemanha consideram o segundo dia de Natal.
      Que a tua semana seja igualmente bem passada. Sem stress...

      Eliminar
  2. ...I never knew about Boxing Day, thanks for the information. I hope that you had a wonderful Christmas.

    ResponderEliminar
  3. Boxing Day is such a treat. Plenty of left-overs, no stress and for me no trips to the stores.
    I hope your Christmas and your Boxing Day were both blissful.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. For us Boxing Day is tomorrow, Monday... which is today in Australia! Instead of going shopping (I need a new set of cordless landline phones) I will hit the gym instead!
      : )

      Eliminar
    2. I didn't over eat and wont be hitting the gym. I will get into the garden tomorrow (before it gets too hot) and call it my exercise. Enjoy your time at the gym and don't work toooo hard.

      Eliminar
    3. You were good!!! I have no willpower! : )

      Eliminar
    4. Did I say Monday?! O.M.G. I am lost!... Wednesday. :)

      Eliminar
  4. Food look delicious.
    Hoping you had a wonderful Christmas.
    Boxing Day here in Tasmania - went to the supermarket, had turkey for lunch with a salad as the weather is rather warm.
    Enjoy.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. The food is always good! I am going back for more in about one hour. : )

      Eliminar
  5. Já aprendi mais qualquer coisa pois desconhecia a origem do Boxing Day, aproveito para desejar a continuação de umas Boas Festas. 🎄

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  6. Uma bonita iniciativa!
    Depois dos doces de Natal, convém mesmo uma ida ao ginásio :) :)
    Continuação de Boas Festas!

    https://existeumolhar.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não é o regresso à normalidade. Almoço de novo ... sem ter em atenção as restrinções que devem ser observadas. : )

      Eliminar
  7. Here in the Netherlands 26 December is an official holiday like Christmas day.
    Hope you enjoyed your Christmas dinner. It looks good!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. You, like the Germans, call it Second Christmas Day. We call it Boxing Day.

      Christmas dinner was fantastic. I am going back for more in about one hour. : )
      Enjoy your day!

      Eliminar
  8. O meu post de hoje também tem a ver com os jantares, almoços da época. Se tiver tempo passe por lá e diga-me da sua opinião... eu sei que tenho pouca gente a meu favor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já a visitei. Não interessa quem concorda ou não connosco. O mais importante é reunirmo-nos com a família e os amigos e passar dias agradáveis com eles. Uns darão grande importância aos pratos que vão ser apresentados como é o caso da minha pequena família. Os presentes acumulam-se debaixo da grande árvore de Natal e crianças e adultos gostam de os abrir e mostrar. Consumismo?! Que importa se lhes dá prazer? Ninguém se esqueceu de doar aos bancos de alimentos ou a outras organizações. E isso, sim, é extremamente importante. Até as crianças participaram na doação de brinquedos aos Quartéis dos Bombeiros que os distribuiram pelas crianças de famílias mais necessitadas.
      Depois há também os presentes do Secret Santa ou Kris Kringle para os adultos. E esta parte também é muito divertida e ocupa algum tempo na parte da tarde. A seguir jogos - hoje jogámos Scattergories e Taboo – E amanhã vamos retomar a nossa rotina... não esquecendo aqueles que, infelizmente, se encontram muito doentes.

      Eliminar
  9. The day we look like a box, after eating so much, on these days?... :-))
    Saldos... só me atrevo a começar a minha época da caça, depois do dia 1... por enquanto, as lojas ainda estão com imensa confusão, muita gente a querer comprar prendas para oferecer, já com descontos... trocas de presentes... nah! Só lá mais para Janeiro me aventuro... :-P
    Mais um post... que me irá abrir o apetite para o jantar... daqui a nada!... :-D
    Esperando que tenha passado um Natal muito feliz, na companhia dos seus, desejo-lhe a continuação de Festas Felizes, Catarina! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho que fazer algumas compras que são absolutamente necessárias. Talvez daqui a alguns dias...
      Continuação de uma excelente semana para si também, Ana.
      : )

      Eliminar
  10. Desconhecia de todo que este dia tinha nome!! Mas depois do que comi ginásio é coisa que não conseguia!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ginásio depois de grandes refeições, não! Mas há que retomar a rotina que envolve ginásio todos os dias... ou quase todos os dias. : )

      Eliminar
  11. Esses restos da ceia de Natal aqui são conhecidos por roupa velha.
    E é tradição que sejam a refeição do dia 26.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em inglês chamamos leftovers... Não gosto da tradução do termo (restos,sobras), mas também não gosto de roupa velha. : ( E fico sem saber qual o termo que melhor me soará. : ))

      Eliminar
  12. Catarina, mas eu não consigo desprender-me deste sentimento que nem bem sei definir! Agora também já é tarde para me esforçar para sentir diferente...
    Um Feliz 2019

    ResponderEliminar
  13. Feliz Ano Novo! Que este seja um ano com saúde, sucesso e prosperidade!
    AG

    ResponderEliminar
  14. Thanks for the information.
    I hope that you had a wonderful Christmas.

    All the best Jan

    ResponderEliminar