Alimentação &
Gripe
Ontem fui a um “workshop” onde se falou sobre o tipo de alimentação que devemos seguir para fortalecer o sistema imunitário já
que estamos na época da gripe e das constipações.
Não ouvi nada que
não soubesse, tal como todos vós, mas necessito, por vezes, que alguém me faça
recordar de certos pormenores...
Vou compartilhar
convosco, de forma resumida, as sugestões que nos foram dadas:
"Refeições: o prato
deve ser dividido em três partes:
Metade com salada/vegetais, ¼ com proteína e ¼
com carboidratos (massa ou arroz integrais, por exemplo).
A salada ou os vegetais
devem ser muito coloridos. As hortaliças com folhas verde escuro e os vegetais
cor de laranja são indispensáveis. Contêm antioxidantes que ajudam a
impedir os danos das células.
Proteína: leguminosas,
peixe, carne magra, aves, ovos, feijão e ervilhas, tofu, frutos e sementes sem sal.
Outros nutrientes que oferecem proteção
contra a gripe:
Vitamina A –
batata-doce, com pele, cozida; abóbora, cenouras cozidas, kale (couve frisada),
espinafres.
Vitamina C –
pimentos vermelhos, crus, brócolos (contem mais vitamina C que as laranjas);
couves-de-Bruxelas; kiwi, papaia, goiaba, laranjas.
Vitamina E –
amêndoas, sementes de girassol, manteiga de amendoim, ovos, alabote, arenque,
atum, sardinhas, espinafres cozidos.
Selénio – frutos secos,
sementes, cogumelos, feijão, tofu, arroz integral, sementes de chia, flocos de
aveia, iogurte.
(Uma castanha-do-Brasil
= Brazil nut – contem a quantidade de selénio que necessitamos diariamente)
Zinco – ostras, carne
de vaca, feijão, ervilhas, lentilhas, sementes de abóbora.
Consumo diário de iogurte probiótico ou Kéfir, bebida láctea probiótica. Cada copo de Kéfir tem cerca de 2 mil milhões de culturas ativas probióticas vivas que ajudam a fortalecer os sistemas imunitário e digestivo. Podemos usar esta bebida também para fazer molhos, “dips” ou adicionar a sobremesas.
Que mais podemos fazer para evitar a gripe?
Lavar as mãos com frequência
Ser fisicamente ativa/o
Diminuir o stress
Descansar
Dormir o suficiente
Evitar o contacto direto com alguém que tenha a gripe ou esteja constipada/o (who has a cold).
Mantermo-nos sempre bem hidratadas/os."


Great reminders. Thank you.
ResponderEliminarYou're welcome!
Eliminar:)
Adorei o post!
ResponderEliminarOutra coisa que podemos fazer, para reduzir drasticamente, constipações e gripes... é não beber nada frio, nem sequer à temperatura ambiente!...
Eu já pratico este pequeno truque há uma série de anos... e confirmo que resulta.
No Inverno, ando sempre com um pequeno termo, para todo o lado, com água morna, se me der sede... e às refeições que por norma sempre acompanho com água... no Inverno, dou uma amornada na água, também!...
Problemas com dores de garganta... e tosse, que acompanham as gripes e constipações... praticamente passaram a pertencer ao passado
Ah, e às refeições... sempre salada de frutas... essencialmente com laranja, manga, uvas, romãs, maça e quiwis... é um cocktail de vitamina C, que nos torna mais resistentes, a gripes e constipações...
Experimente, Catarina... e qualquer dia dirá... getting a cold? What's that?...
Gostei imenso do post, com imensas dicas, que nunca é demais lembrar, nestas alturas mais frias do ano...
Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
Ana
Tb tenho o hábito de beber água morna que sabe muito bem no inverno para acompanhar as refeições. :)) Quando estou em casa. Deixei de andar com um termo no carro, mas vou recomeçar esse hábito devido ao seu comentário. Lá está. .. a necessidade de ser lembrada. ;)) Ontem tb realçaram os benefícios da vacina contra a gripe. Também vou estar mais atenta quanto a diversificar as hortaliças e certificar-me que a gaveta do frigorífico tenha sempre produtos cor de laranja. :))
Eliminar...a beautiful rainbow of colors.
ResponderEliminarRainbows that should exist in the food we eat, at home, outdoors... in our lives... :)
EliminarÉ sempre bom lembrar, pois nós somos o resultado daquilo que comemos.
ResponderEliminarUm abraço e continuação de uma boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Há tanta coisa em que pensar que por vezes nos escapam coisas que são tb de grande importância.
Eliminar:)
Boas dicas...falho em algumas!
ResponderEliminarJá pertenço ao grupo que se deve vacinar. No ano passado deu muito bom resultado, este ano ainda não cumpri esse preceito!
Abraço
Qualquer grupo deve ser vacinado contra a gripe.
Eliminar: )
A reminder is always welcome!
ResponderEliminarI agree.
Eliminar: )
You are so smart.
ResponderEliminarI need to follow your guidelines.
xoxo
: ) Those guidelines are not mine... but I try to follow them.
EliminarSome very sound advice. We all need a reminder every now and then.
ResponderEliminarThere are so many things to think about...
Eliminar: )
Boas dicas Catarina.
ResponderEliminarTb gostei de as ouvir de novo.
Eliminar: )
Good recommendations!
ResponderEliminarExcellent recommendations. : )
EliminarMuito interessante.
ResponderEliminarOlhar D'Ouro - bLoG
Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam
Muito!
Eliminar: )
Good healthy choices, thanks for the recommendations and the reminder. I hate colds but am pretty good about avoiding them so I hope that will continue.
ResponderEliminarI wish you a very healthy winter! : )
EliminarTudo "Bons conselhos" ! :) ... Não falho na maior parte !
ResponderEliminarGripe ?... Nunca tive. Pequenas constipações, sim !
A outra oficina sobre alimentação é já para a semana com ênfase no coração. “Eat Smart for a Healthy Heart”. Já me inscrevi. O conhecimento não ocupa lugar. : )
EliminarMuito importante tomar precauções! Há muita coisa que cumpro.
ResponderEliminarBeijinho Catarina.
A precaução ajuda a evitar muitas situações.
EliminarMuita saúde para ti, Flor!
Sou algo cuidadoso procurando evitar gripes e outras maleitas a ela associadas.
ResponderEliminarSem paranóias, sem fundamentalismos, com natural cuidado.
As paranóias e os fundamentalismos levam a obsessões que em si já são patologias. Estas são sugestões práticas e comprovadas.
EliminarNo ginásio tenho visto coisas que não gosto, por isso, desinfecto o equipamento antes de o usar e depois para a pessoa que vem a seguir, tal como a maioria faz. Na época da gripe, todo o cuidado é pouco. :)
mas que lindo Catarina! reparo que praticamente todos esses ingredientes são os que existem neste momento nos nossos mercados de rua, sobretudo ao sábado que vêm os agricultores das redondezas :) vou já tirar fotografias no próximo sábado, para um post colorido, com as tuas indicações :)))
ResponderEliminarbeijinhos, bom mês de Dezembro,
como escreves, é muito bom ser relembrado ou relembrada !!!
e amêndoas, temos ! e batatas doces, estão na moda ! atum e sardinhas, também são algarvios ! abóbora e laranjas, há a rodos ! pimentos, temos vermelhos, verdes e alaranjados !
Também prefiro os produtos locais, mas estes meus mini pimentos vieram do México, os pepinos creio que dos EUA... Os nossos mercados de rua terminaram em outubro. Temos que esperar até junho.
EliminarTira fotos dos mercados que eu adoro vê-las. :))
Tento seguir este tipo de alimentação.
ResponderEliminarFquei curiosa com o iogurte Kéfir, tenho de procurar.
Gripe? Por enquando ainda não me atacou
Aconselham muito os iogurtes próbioticos. Esta bebida tem mais micro-organismos vivos.
Eliminar: )
Obrigada, Catarina, por tantos e bons conselhos!
ResponderEliminarConhecia alguns, mas...também eu necessito que me recordem alguns pormenores.
Gosto de Kéfir mas consumo pouco. Já se encontra facilmente nos hipermercados. Talvez passe agora a consumir mais,em vez dos iogurtes.
Valeu!
(Vou voltar aqui.)
Beijo.
Obrigada, Teresa.
EliminarOutro iogurte que também foi mencionado (e que comecei a consumir todos os dias desde há ano e meio sugerido na altura por uma das coordenadoras deste workshop) é o da marca Skyr, islandês. Prefiro o natural sem lactose.... 3/4 de taça tem 21 g de proteína e 1 g de açúcar!
:))