terça-feira, 4 de dezembro de 2018

“Eating for Immunity”


Alimentação & Gripe



Ontem fui a um “workshop” onde se falou sobre o tipo de alimentação que devemos seguir para fortalecer o sistema imunitário já que estamos na época da gripe e das constipações.

Não ouvi nada que não soubesse, tal como todos vós, mas necessito, por vezes, que alguém me faça recordar de certos pormenores...

Vou compartilhar convosco, de forma resumida, as sugestões que nos foram dadas:

"Refeições: o prato deve ser dividido em três partes:

Metade com salada/vegetais, ¼ com proteína e ¼ com carboidratos (massa ou arroz integrais, por exemplo).

A salada ou os vegetais devem ser muito coloridos. As hortaliças com folhas verde escuro e os vegetais cor de laranja são indispensáveis. Contêm antioxidantes que ajudam a impedir os danos das células.



Proteína: leguminosas, peixe, carne magra, aves, ovos, feijão e ervilhas, tofu, frutos e sementes sem sal.

Outros nutrientes que oferecem proteção contra a gripe:

Vitamina A – batata-doce, com pele, cozida; abóbora, cenouras cozidas, kale (couve frisada), espinafres.

Vitamina C – pimentos vermelhos, crus, brócolos (contem mais vitamina C que as laranjas); couves-de-Bruxelas; kiwi, papaia, goiaba, laranjas.

Vitamina E – amêndoas, sementes de girassol, manteiga de amendoim, ovos, alabote, arenque, atum, sardinhas, espinafres cozidos.

Selénio – frutos secos, sementes, cogumelos, feijão, tofu, arroz integral, sementes de chia, flocos de aveia, iogurte.

(Uma castanha-do-Brasil = Brazil nut – contem a quantidade de selénio que necessitamos diariamente)

Zinco – ostras, carne de vaca, feijão, ervilhas, lentilhas, sementes de abóbora.






Consumo diário de iogurte probiótico ou Kéfir, bebida láctea probiótica. Cada copo de Kéfir tem cerca de 2 mil milhões de culturas ativas probióticas vivas que ajudam a fortalecer os sistemas imunitário e digestivo. Podemos usar esta bebida também para fazer molhos, “dips” ou adicionar a sobremesas.

Que mais podemos fazer para evitar a gripe?


Lavar as mãos com frequência
Ser fisicamente ativa/o
Diminuir o stress
Descansar
Dormir o suficiente
Evitar o contacto direto com alguém que tenha a gripe ou esteja constipada/o (who has a cold).
Mantermo-nos sempre bem hidratadas/os."



A inscrição para este workshop foi grátis. No fim da mesma ofereceram-nos um saquinho com estes produtos.

: )

36 comentários:

  1. Adorei o post!
    Outra coisa que podemos fazer, para reduzir drasticamente, constipações e gripes... é não beber nada frio, nem sequer à temperatura ambiente!...
    Eu já pratico este pequeno truque há uma série de anos... e confirmo que resulta.
    No Inverno, ando sempre com um pequeno termo, para todo o lado, com água morna, se me der sede... e às refeições que por norma sempre acompanho com água... no Inverno, dou uma amornada na água, também!...
    Problemas com dores de garganta... e tosse, que acompanham as gripes e constipações... praticamente passaram a pertencer ao passado
    Ah, e às refeições... sempre salada de frutas... essencialmente com laranja, manga, uvas, romãs, maça e quiwis... é um cocktail de vitamina C, que nos torna mais resistentes, a gripes e constipações...
    Experimente, Catarina... e qualquer dia dirá... getting a cold? What's that?...
    Gostei imenso do post, com imensas dicas, que nunca é demais lembrar, nestas alturas mais frias do ano...
    Beijinhos! Continuação de uma boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb tenho o hábito de beber água morna que sabe muito bem no inverno para acompanhar as refeições. :)) Quando estou em casa. Deixei de andar com um termo no carro, mas vou recomeçar esse hábito devido ao seu comentário. Lá está. .. a necessidade de ser lembrada. ;)) Ontem tb realçaram os benefícios da vacina contra a gripe. Também vou estar mais atenta quanto a diversificar as hortaliças e certificar-me que a gaveta do frigorífico tenha sempre produtos cor de laranja. :))

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Rainbows that should exist in the food we eat, at home, outdoors... in our lives... :)

      Eliminar
  3. É sempre bom lembrar, pois nós somos o resultado daquilo que comemos.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há tanta coisa em que pensar que por vezes nos escapam coisas que são tb de grande importância.
      :)

      Eliminar
  4. Boas dicas...falho em algumas!
    Já pertenço ao grupo que se deve vacinar. No ano passado deu muito bom resultado, este ano ainda não cumpri esse preceito!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. You are so smart.
    I need to follow your guidelines.
    xoxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. : ) Those guidelines are not mine... but I try to follow them.

      Eliminar
  6. Some very sound advice. We all need a reminder every now and then.

    ResponderEliminar
  7. Good healthy choices, thanks for the recommendations and the reminder. I hate colds but am pretty good about avoiding them so I hope that will continue.

    ResponderEliminar
  8. Tudo "Bons conselhos" ! :) ... Não falho na maior parte !
    Gripe ?... Nunca tive. Pequenas constipações, sim !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A outra oficina sobre alimentação é já para a semana com ênfase no coração. “Eat Smart for a Healthy Heart”. Já me inscrevi. O conhecimento não ocupa lugar. : )

      Eliminar
  9. Muito importante tomar precauções! Há muita coisa que cumpro.


    Beijinho Catarina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A precaução ajuda a evitar muitas situações.
      Muita saúde para ti, Flor!

      Eliminar
  10. Sou algo cuidadoso procurando evitar gripes e outras maleitas a ela associadas.
    Sem paranóias, sem fundamentalismos, com natural cuidado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As paranóias e os fundamentalismos levam a obsessões que em si já são patologias. Estas são sugestões práticas e comprovadas.

      No ginásio tenho visto coisas que não gosto, por isso, desinfecto o equipamento antes de o usar e depois para a pessoa que vem a seguir, tal como a maioria faz. Na época da gripe, todo o cuidado é pouco. :)

      Eliminar
  11. mas que lindo Catarina! reparo que praticamente todos esses ingredientes são os que existem neste momento nos nossos mercados de rua, sobretudo ao sábado que vêm os agricultores das redondezas :) vou já tirar fotografias no próximo sábado, para um post colorido, com as tuas indicações :)))
    beijinhos, bom mês de Dezembro,
    como escreves, é muito bom ser relembrado ou relembrada !!!
    e amêndoas, temos ! e batatas doces, estão na moda ! atum e sardinhas, também são algarvios ! abóbora e laranjas, há a rodos ! pimentos, temos vermelhos, verdes e alaranjados !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também prefiro os produtos locais, mas estes meus mini pimentos vieram do México, os pepinos creio que dos EUA... Os nossos mercados de rua terminaram em outubro. Temos que esperar até junho.

      Tira fotos dos mercados que eu adoro vê-las. :))

      Eliminar
  12. Tento seguir este tipo de alimentação.
    Fquei curiosa com o iogurte Kéfir, tenho de procurar.
    Gripe? Por enquando ainda não me atacou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselham muito os iogurtes próbioticos. Esta bebida tem mais micro-organismos vivos.
      : )

      Eliminar
  13. Obrigada, Catarina, por tantos e bons conselhos!
    Conhecia alguns, mas...também eu necessito que me recordem alguns pormenores.
    Gosto de Kéfir mas consumo pouco. Já se encontra facilmente nos hipermercados. Talvez passe agora a consumir mais,em vez dos iogurtes.
    Valeu!
    (Vou voltar aqui.)
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa.
      Outro iogurte que também foi mencionado (e que comecei a consumir todos os dias desde há ano e meio sugerido na altura por uma das coordenadoras deste workshop) é o da marca Skyr, islandês. Prefiro o natural sem lactose.... 3/4 de taça tem 21 g de proteína e 1 g de açúcar!

      :))

      Eliminar