Esta galeria de
arte fica localizada no Distillery District e exibe exclusivamente trabalhos de artistas do Quebec.
Quanto às paredes
(como podem ver nas fotos), os seus proprietários
dizem que “o tijolo exposto e as paredes de gesso originais criam um belo
cenário para os seus artistas contemporâneos distintos.”
Esta semana: Exposição dos
trabalhos de Ognian Zekoff, nascido na Bulgária em 1964 e residente em
Montreal.
Zekoff é um
pintor conhecido pelos seus trabalhos fotorrealistas. O seu estilo de
contrastes de claros e escuros – chiaroscuro – está bem definido nos quadros das mãos e da bailarina.
Ognian Zekoff
explica: “Com as mãos podemos expressar muitas coisas. Com os nossos gestos
expressamos o que pensamos, o que sentimos. Mas sem palavras, com a linguagem
do movimento, da visão. A expressão é mais rica com gestos e expressões
corporais".
(da net)
(da net)
“Ognian Zekoff
pinta, a maior parte das vezes, a partir de objetos e modelos vivos, como é o
caso da sua exposição “Lightkeepers” – quadros das bailarinas.
A sua musa foi
Rachel Rufer, ex-bailarina do Les Grands Ballets Canadiens, companhia de
bailado sediada em Montreal.”
(Como apenas
tirei uma fota de um quadro de mãos, recorri à net para copiar mais dois quadros, que estavam
expostos na galeria, para vos mostrar.)


These are very vivid, particularly the dancers.
ResponderEliminarE claro, mãos de bailarina são do mais expressivo que há... Gostei especialmente das mãos da primeira foto e das bailarinas.
ResponderEliminarUma exposição que eu não perdia, se estivesse aí.
ResponderEliminarAgora, vou investigar se Ognian Zekoff já expôs alguns dos seus trabalhos na Alemanha.
...wonderful images.
ResponderEliminarConcordo a 100% com Ognian Zekoff. Não tivesse lido as suas palavras, e teria feito idêntica referência à linguagem que tão bem falam as mãos. Para além das palavras - que são a expressão que menos diz, sobretudo, quando não suficientemente claras - é a linguagem do olhar e a corporal que mais me apaixonam.
ResponderEliminarBelíssima exposição que gostaria bem de ver 'in loco'.
Beijos e boa semana.
Grab my hand.
ResponderEliminar😘
Beautiful, beautiful work. And an exhibition I would love to see.
ResponderEliminarLike the Ballet Dancer..
ResponderEliminarNão conhecia este pintor, gostei dos seus trabalhos.
ResponderEliminarUm abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Deve ser maravilhoso!
ResponderEliminarBoa semana, Catarina.
Bela exposição que me trouxe à lembrança um poema de Manuel Alegre intitulado "As Mãos" e que começa assim:
ResponderEliminar"Com as mãos se faz a paz, se faz a guerra
Com as mãos tudo se faz e se desfaz..."
Não escrevo mais porque deves estar farta de o conhecer!
Abraço
I thought these were photographs at first. Amazing work!
ResponderEliminarObrigada a todos pelos vossos comentários! : ))
ResponderEliminarThanks for all your comments! : ))
Espectáculo de fotos!...
ResponderEliminarE não poderia concordar mais com a opção das paredes, assim mesmo!
Fantástica partilha, Catarina!
Beijinhos
Ana
Obrigada, Ana!
Eliminar: )