domingo, 20 de janeiro de 2019


Parece que o primeiro pão foi feito por volta de 8000 AC no Egito.

Nos séculos seguintes, outros países inventariam as suas próprias versões de pão. Uns levedados, outros não. Os romanos mais ricos consideravam o pão branco como o de melhor qualidade e mais adequado para os mais instruídos e ricos.

Nos tempos medievais britânicos, a panificação tornou-se um símbolo de status. As classes mais altas preferiam igualmente os pães brancos finos.

Nunca lhes passaria pela cabeça que muitas centenas de anos mais tarde se viria a confirmar que, afinal, a classe pobre, os plebeus, estavam a consumir um pão mais saudável!

Foi no século passado que os padeiros começaram a adicionar produtos químicos. O pão ficou mais branco, mais macio e durava muito mais tempo.

Hoje o pão branco “é o mau da fita”!

Com a variedade de tipos de pão que existe nos supermercados e nas padarias, é um verdadeiro prazer comprar este “staple”, este alimento básico.

O pão simboliza a vida, a renovação... Se falta pão em casa... parece que nada tenho...

 Pão picante


Pão recomendado por  alguns nutricionistas
Centeio germinado & 12 grãos, sem açúcar




Sem glúten




32 comentários:

  1. I have a preference for whole wheat. I`ve never gotten to like rye or pumpernickel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rye and pumpernickel are my favorite breads. Whole wheat bread is definitely healthier.

      Eliminar
  2. ...as they say, 'the whiter the bread, the sooner you're dead.'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Really?! Oh dear, it is the first time I read that quote! Where have I been!!

      According to Google, it is a quote from Michael Pollan's Book "Food Rules". I have to get this book!!
      : )

      Eliminar
  3. Respostas
    1. I totally agree!!!
      I am still looking for a low carb bread, like the ones mentioned in Jan's blog.

      Eliminar
  4. "Mesa sem pão
    Mesa sem consolação"

    Dizia minha mãe
    e
    tinha toda a razão

    ResponderEliminar
  5. Pão picante nunca comi, mas - como boa alentejana - adoro pão.
    Acho que já comi de todas as qualidades que se fazem por cá.
    Prefiro sempre o mais escuro, de preferência de centeio ou integral. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não havia mais nada para fotografar, fotografei o pão que tenho hoje em casa que é, afinal, um alimento que me é rigorosamente imprescindível! : )) ... Embora não o como sempre às refeições. Prefiro considerá-lo “merenda” .
      Os meus filhos não saem a mim. Nunca compram pão.

      Eliminar
  6. I really like sour-dough bread. And spicy bread. Not a fan of white bread, I don't like the taste (it doesn't seem to have much) or the texture.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I like sourdough bread as well. Well... I like all kinds of bread. : )

      Eliminar
  7. Pão picante... uma novidade para mim... a ver se descubro, por estes lados...
    Gosto imenso de pão... mas este é o pior inimigo da balança... pois atrás do pão... vem uma série de complementos, que adoramos saborear... por norma... altamente calóricos... e assim, para evitar tentações... sempre que posso... evito-o ao máximo... mas de quando em vez, permito-me a esquecer esta regra, uma vez por outra... agora que fiquei a pensar no pão picante... vai ser um bom motivo, para voltar a quebrá-la... :-))
    Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho estado a limitar o pão. Duas fatias por dia. Mas gosto de variar.
      : )

      Eliminar
  8. Tambem gostava muito de pao, mas deixei de comer ha uns 5 ou 6 anos quando me tornei intolerante a gluten, e como geralmente nao encontrava pao sem gluten que gostasse deixei de comer pao. Ao principio custou mas agora nao me faz diferenca nenhuma. O meu favorito era o sourdough.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que somos seres capazes de modificar hábitos para o nosso bem estar. A eliminação de pão seria muito difícil para mim, mas se fosse necessário... : )

      Eliminar
  9. Bisneto de padeiro sou fã de pão.
    Que tenho que ter sempre em casa.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb tenho que ter sempre em casa, mesmo que algum se mantenha congelado.

      Eliminar
  10. Pão, sopa e queijo e está a festa feita!

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Não consigo fazer uma refeição sem a presença do pão, aproveito para desejar uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos dias as minhas refeições não são acompanhadas com pão a não ser que tenham molho. : )

      Eliminar
  12. Não como muito pão, mas gosto dele caseiro e olho sempre para a composição.
    Pão picante nunca provei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de provar diferentes tipos de pão e a variedade que encontro nesta cidade é extraordinária.
      : )

      Eliminar
  13. Haverá alguém que não goste de pão? Eu prefiro o escuro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus filhos nunca compram pão. Nunca tiveram esse hábito. Mas gostam apesar de não o considerarem um alimento indispensável. Como disse, não saem à mãe.

      Eliminar
  14. Yes, bread / wheat has changed so much over the many years.

    As you know Eddie and I still eat bread but the low carb variety, there are supermarkets in the UK that now offer a lower carb bread, which can be a handy buy if you haven't got time (or the ingredients) to make your own low carb bread.

    If you look at this post I do give three links within the post to some low carb bread recipe suggestions.

    https://thelowcarbdiabetic.blogspot.com/2019/01/golden-goats-cheese-tomatoes-with.html

    All the best Jan

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you, Jan.
      I have seen some recipe suggestions you have given us. Before buying the ingredients, I thought I would like to find a place that sells these lower carb breads. So much easier!! : )) I still have to go to a Whole Food Market.
      : )

      Eliminar