domingo, 20 de janeiro de 2019


Parece que o primeiro pão foi feito por volta de 8000 AC no Egito.

Nos séculos seguintes, outros países inventariam as suas próprias versões de pão. Uns levedados, outros não. Os romanos mais ricos consideravam o pão branco como o de melhor qualidade e mais adequado para os mais instruídos e ricos.

Nos tempos medievais britânicos, a panificação tornou-se um símbolo de status. As classes mais altas preferiam igualmente os pães brancos finos.

Nunca lhes passaria pela cabeça que muitas centenas de anos mais tarde se viria a confirmar que, afinal, a classe pobre, os plebeus, estavam a consumir um pão mais saudável!

Foi no século passado que os padeiros começaram a adicionar produtos químicos. O pão ficou mais branco, mais macio e durava muito mais tempo.

Hoje o pão branco “é o mau da fita”!

Com a variedade de tipos de pão que existe nos supermercados e nas padarias, é um verdadeiro prazer comprar este “staple”, este alimento básico.

O pão simboliza a vida, a renovação... Se falta pão em casa... parece que nada tenho...

 Pão picante


Pão recomendado por  alguns nutricionistas
Centeio germinado & 12 grãos, sem açúcar




Sem glúten




sábado, 19 de janeiro de 2019


O inverno canadiano acabou de chegar a esta cidade...





Neste momento:    - 13º C

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019



Ter um lugar para ir é um LAR

Ter alguém para amar é uma FAMÍLIA

Ter ambos é uma BENÇÃO

Bom fim de semana para todos!
: )



segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Treats – Mimos


O que sobrou do Natal. Isto é o que chama um forte autocontrole!



O sistema de recompensa pode ser um tema controverso principalmente quando se trata de crianças. Será um incentivo para elas fazerem o seu melhor ou estamos a ensiná-las a esperar por uma recompensa em detrimento do brio que poderão sentir por um trabalho/ acção bem feito/a?

Falemos sobre nós, adultos.


Há quem seja de opinião que os “mimos” são auto-indulgentes. Na minha opinião estes mimos, em forma de presentes/ofertas ou guloseimas, desempenham um papel muito importante ao longo da nossa vida.

Quando como um Ferrero Rocher fico contente, com mais energia e com mais vontade de manter os meus hábitos alimentares saudáveis! Será uma contradição? Não é.

Já estou a pensar no próximo mimo: um pacote pequeno de batatas fritas (small bag of chips)!!! Um desejo (craving) que devo satisfazer para não me tormentar todos os dias!

Há estudos que indicam que as pessoas que recebem “mimos” (treats) têm mais autocontrole e são mais felizes. As que não os recebem começam a ficar ressentidas, desmoralizadas. Sentimentos demasiado perturbadores e não conducentes à boa disposição, ao bem-estar.

Conclui-se, assim, que os “mimos” são prazeres que jamais devemos descurar.

Concordam? : )

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Baralhada? Confused?



Por vezes fico a pensar: Que dia é hoje? Como neste momento. É sexta-feira ou já é sábado? Olho para o telemóvel. Ah! Ainda é sexta-feira!

Permanecer dias e dias em casa tem destas coisas. É a desculpa que dou.

Por vezes fico a pensar se a minha mente está a brincar comigo, se está a provocar-me.

E outras vezes penso: Ainda não estou a guardar as chaves do carro no frigorífico!

E concluo: Está tudo bem!

: )

Muffins e sopa


Sunny and Cold
- 9 C

Para aquecer:

Muffins paleo feitos com farinha de coco, mirtilos e/ou amoras 



Sopa feita com caldo de galinha caseiro e massa capellini


Quando estou engripada (When I have a cold) ou quero aquecer, prefiro esta sopa simples que eu e o meu irmão adorávamos quando éramos crianças. E recordo-me sempre do meu avô paterno que lhe dava o nome de “sopa para doentes”.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

“Coisa” nunca vista!!



Eu, sem apetite!

Até o Contador de Calorias – MyFitnessPal – indicou que não comi o suficiente hoje e que, consequentemente, não tinha atingido o meu limite diário e que não podia ser assim de maneira nenhuma!!...

Não consegui explicar-lhe que a culpa foi da tosse!

123RF.com



E assim começo o ano na blogosfera!

: ))