terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Novo Guia Alimentar Canadiano


O Guia Alimentar Canadiano manteve-se sem alterações durante muitos anos.

Hoje, o governo canadiano publicou o novo guia.

Image: Courtesy of Health Canada

Este guia pretende dar ênfase a um regime alimentar à base de plantas como fontes ricas de proteínas que não sejam carne e laticínios. Os grupos alimentares e as porções foram eliminados.

Em vez de carne e laticínios, o governo canadiano recomenda diferentes fontes de proteínas e fibra como massa, feijão, lentilhas e arroz.

Outras sugestões que nos são dadas: devemos consumir mais refeições preparadas em casa, compartilhar as mesmas com família e amigos, beber mais água em vez de sumos e evitar alimentos que tenham um alto teor de sódio.

Copio a lista de algumas fontes ricas em proteínas:


Tofu, tempeh, edamame, seitan
Lentilhas
Grãos
Amendoins e manteiga de amendoim
Amendoas
Quinoa
Sementes de chia
Batatas assadas

Arroz com feijão
  

Curiosidade: a primeira vez que comi arroz com feijão foi no Brasil. Como todos sabem este é um prato presente praticamente em todas as refeições dos brasileiros.

O que eu não sabia (fiquei a saber ontem) é que o feijão e o arroz consumidos separadamente são uma fonte incompleta de proteína. Mas misturados fornecem 7 g de proteína por taça, ou seja, 250 ml.

E como estão a reagir os produtores de carne e de laticínios perante o novo guia alimentar?!  Nem é necessário comentar! 








43 comentários:

  1. Adoro arroz com feijão!
    Ha amêndoas e não há nozes?

    Boa aplicação...😜

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A lista inclui outros alimentos: frutas de casca rija (nuts), respectivas manteigas e sementes.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Hopefully, Americans and Canadians will be healthier from now on! : )

      Eliminar
  3. Different sources of protein works for me. As a vegetarian I enjoy many of them, but should get out of the eating rut.

    ResponderEliminar
  4. Ola Catarina,
    parece-me receitas de antigamente!
    eu diria que arroz com feijão é habitual no norte de Portugal!
    e também era habitual comer amêndoas, isto no sul,
    e figos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Figos e amêndoas = estrelas!!!
      Não sabia que havia o hábito no norte de comer arroz com feijão.
      Voltamos às raízes. : )

      Eliminar
  5. Fiquei satisfeito com o que vi, Catarina.
    Afinal, parece que estou no caminho certo !
    já eliminei o leite há 5 anos e reduzi mesmo os derivados excepto o queijo; praticamente quase eliminei as carnes vermelhas e reduzi muito às proteínas animais ; 50% de vegetais e frutas é praticamente o que faço ; hidratos de carbono q.b. ; sal quase nenhum ( e só "flor de sal" ou spray de sal , açúcar isoladamente, na sua forma original, nem vê-lo Sumos ou bebidas do género, nem pensar (água chã ou vinho) !
    O que eu tenho dito a quem diz que não pode passar sem carne ou peixe, é que deveria dizer "sem proteinas" ! Estas existem em boas quantidades em muitos dos produtos que não são animais e substituem-nas perfeitamente !
    A indústria do leite faz-me lembrar a farmacêutica (lobbys) !
    Gostei do que vi e li ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto ouvia as notícias sobre este novo guia alimentar, pensei em ti. Rui is on the right track! : )
      Esta nova abordagem simplificada põe ênfase numa alimentação à base de plantas e não foca tanto na carne, no peixe e nos laticínios. No novo guia, desta vez com o formato de um prato, ainda se vê o frango e o peixe, só que em quantidade muito menor. E uma taça pequena de iogurte. Também já não falam sobre o tamanho das porções nem na quantidade de determinados alimentos que devemos comer todos os dias. Era, de facto, confuso calcular a porção dos vários produtos alimentares.
      A água foi realçada para relembrar as pessoas que se devem manter sempre hidratadas e para limitar o consumo de sumos de fruta que têm muito açúcar. Eliminar os alimentos transformados. O que também sabíamos.
      Esta tarde fui lendo mais sobre o novo guia. É importante que eu saiba tanto quanto possível. Algo que desconhecia: o guia também foi baseado na abordagem brasileira “amplamente conhecida” quanto a alimentação: “esteja atento aos seus hábitos alimentares”, “cozinhe com mais frequência” e “coma acompanhado”.
      Sabia que estes eram três hábitos saudáveis que tento seguir, só que desconhecia a sua associação com os hábitos brasileiros. Estes também são os hábitos portugueses... ou estes continuam a gostar de “comer fora”, como eu?!!
      Se eu quiser seguir este guia, terei que fazer algumas alterações: comer menos iogurte (natural e sem gordura que é o que prefiro; gosto do Skyr que tem muita proteína); leite de amêndoa e/ou de coco já o consumo há anos; reduzir o queijo, reduzir o frango (carne vermelha não é frequente). E quanto ao peixe? Gosto da minha posta de salmão do tamanho de um baralho de cartas!! Quem diz salmão, diz bacalhau, tilápia... : )
      Provavelmente daqui a dez anos outro guia será publicado com outras sugestões.

      : )

      Eliminar
    2. Estou-te grato por este comentário/resposta, Catarina !

      Como sabes este é um assunto que nos últimos 5 anos me tem interessado muito e a ele tenho dedicado bastante tempo de leitura e respectiva prática , creio que com bons resultados ! :)

      Neste momento estou "interessado" em aprofundar conhecimentos e respectivos esclarecimentos sobre o "Jejum" !
      A verdade é que me lembro dos meus pais e avós fazerem um dia por semana de jejum e até purgante !!
      Pelo que tenho lido, o jejum diário (12+12) (por ex. das 8 da noite às 8 da manhã), (16+8), das 8 da noite às 12 da manhã) ou até (20+4) das 8 da noite às 16 da tarde), até ao (24+0), em que o primeiro nº corresponde ao tempo sem ingerir alimentos sólidos, está a ter grande aceitação.
      isto, porque o "problema" reside no teor insulínico do nosso organismo, que, curiosamente os médicos nunca mandam avaliar !?... (talvez porque seja muito variável durante o dia e os dias) (??)
      O facto é, que, um teor alto de insulina faz fome e necessidade de comer, enquanto que baixo, nos faz sentir sem apetite e sem sentirmos necessidade de comer.
      Sem ingerir alimento, a insulina desce e ingerindo ela sobe em função do tipo de alimento.
      Ora os doces, ou hidratos em geral, fazem aumentar a insulina o que provoca mais apetite passado algum tempo.
      O jejum, faz baixar a insulina e proporciona falta dessa necessidade de comer !
      É como que um ciclo vicioso!!!
      Importante é, que a 1ª refeição após o tempo de jejum seja muito frugal !
      O assunto é interessantíssimo !!!
      Para já estou no 12+12 ! :) ... e tenho "a sorte" de nunca ter fome ! :))
      Claro que beber durante o período sem alimentação sólida é imperioso, pelo menos 1 a 2 litros de água/dia e se possível com suplementos !

      Eliminar
  6. Gosto do novo guia, ainda bem que vai havendo mudancas para o bem e boa saude da populacao. Tambem nao como muita carne, mas gosto de peixe. Nao bebo leite mas gosto de iogurte natural e adoro queijo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Eu como muito iogurte sem gordura e sem açúcar e bebo leite de amendoa ou de coco. Provavelmente, terei que diminuir a quantidade e pensar noutros produtos com cálcio.

      Eliminar
  7. Vou pedir à minha cunhada para me dar uma cópia.

    ResponderEliminar
  8. Não conheço o guia antigo mas este está bem concebido, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  9. Um guia cujos alimentos já fazem parte da minha alimentação diária.
    Nunca é demais relembrar.

    ResponderEliminar
  10. Alguns que também já passam pela minha alimentação !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devemos aumentar o consumo de hortaliças/vegetais ... faz sentido!
      : )

      Eliminar
  11. Gosto dessa preocupação do Governo canadiano com a saúde e bem-estar físico do seus cidadãos! Assim é que deveriam todos fazer.
    Alguns desses alimentos fazem parte da dieta alimentar da maioria dos portugueses, mas outra parte - onde não me incluo -
    não dispensa os belos nacos de carne grelhada ou assada no forno, com batatinhas pequenas. :)
    Já bani a carne vermelha há muito, e só bebo leite de aveia.
    Deveria era de ingerir mais legumes e fruta.

    Beijos e que o frio canadiano seja suportável...sem chicha! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com uma população mais saudável, o sistema de saúde vai ficar mais “saudável”.
      Gosto muito de um bife grosso e mal passado!! Há tanto tempo que “ele” não faz parte da minha alimentação! Ah... mas um dia destes sei onde ir para comer um bom “steak”!! Uma vez não são vezes.
      A temperatura aumentou!! De vintes e tais negativos (sensação térmica) passou (hoje) para 5 graus positivos!!! Tempo de ir pr’á praia!! : ))
      Estás melhor?
      Bjos

      Eliminar
  12. It's not surprising that the meat and dairy people will have that reaction.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. The new food guide will be a challenge for these industries, no doubts about it. Maybe they will start exporting more... I am worried about the changes they will suffer... but I care about our health as well. Ten years from now a new food guide will give us some other suggestions...

      Eliminar
  13. Catarina,
    Penso que comer de forma saudável
    é necessário sempre.
    Grata por essa publicação muito útil.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  14. Estamos sempre a aprender. Acho útil para ver se mudamos aos poucos os maus hábitos alimentares que se vão instalando.
    Mais países deveriam seguir o exemplo.
    Bom fim de semana.

    Olhar D'Ouro - bLoG
    Olhar D'Ouro - fAcEbOOk
    Olhar D'Ouro – yOutUbE * Visitem & subcrevam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O governo continua a tentar melhorar os hábitos alimentares dos canadianos.
      : )

      Eliminar
  15. Good post 😊 thanks for your sharing 😊

    ResponderEliminar
  16. Pois eu confesso continuar a seguir a dieta do Homo Sapiens... com carne e lacticínios... nascemos a beber leite... nenhum especialista me consegue agora convencer que o leite e seus derivados, são prejudiciais... agora, o que dão aos animais para eles crescerem à pressão, e encorparem no menor espaço de tempo... isso é que já é outra questão... que realmente pode afectar a qualidade da carne e do leite... com muitos remédios e químicos... e ter sérias consequências para nós... por aí, sim! Passará o cerne da questão!...
    Frutas e legumes... costumo abusar por hábito... :-))
    Beijinho! Feliz semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um assunto por vezes polémico, sim!
      Moderação continuará a ser a palavra-chave!
      : )

      Eliminar
  17. Catarina, que se passa? Estamos sem notícias há alguns dias!!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho tido fotos novas para vos mostrar, Dalma. Não tenho tido temas que valham a pena ser apresentados. Depois tenho estado ocupada com a parte da família que veio de B.C. Estão a caminho de casa neste momento.
      : )
      : )

      Eliminar
  18. Hello...está alguém em casa??

    Desejo que esteja tudo bem contigo e família, Catarina.

    Dá notícias, por favor.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estou em casa! Cheguei hoje. Como disse na outra resposta, não tenho tido assunto para uma postagem!!! Imagina!! Eu que tenho fotos para tudo!! : )
      Bjos

      Eliminar
  19. Diet Doctor had an interesting article about this recently

    "The highly-active Canadian Clinicians for Therapeutic Nutrition (CCTN) is at it again.

    Doctors from CCTN, which represents more than 4,500 physicians and other health providers across Canada who use a low-carb or ketogenic approach to help improve patient health, have penned a reasoned commentary for a major Canadian paper about their concerns over the “one best diet” promoted in the new Canadian food guide.

    Vancouver Sun: Is Canada’s new food guide a pathway to health for most Canadians?

    While applauding the many improvements in the guide — such as a focus on healthy eating behaviors and the reduction in sugars and processed foods — they are concerned about the government promoting a plant-based diet as “the best” for all Canadians. This lower-fat, higher-carb dietary pattern, they say, is not ideal “for the estimated 88 percent of us who are already metabolically unhealthy.”

    Instead, they recommend a more flexible approach:
    A valid nutritional option for all Canadians would be to eat a whole food diet with minimal sugar and refined foods, and to eat whole food sources of carbohydrate in accordance with one’s individual carbohydrate tolerance."

    https://www.dietdoctor.com/commentary-doctors-concerned-about-canadas-new-food-guide

    Food for thought?

    All the best Jan

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Food for thought, for sure!
      Sorry I did not reply earlier. Missed this comment.
      Thanks, Jan

      Eliminar
  20. Também achei esta nova roda dos alimentos uma inspiração :) também tenho tido muita vontade de partilhá-la, para que as novidades saudáveis cheguem a cada vez mais pessoas...
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar