quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Sopa de dieta...



... com receita!


Sopa de repolho




Esta é a receita que uma amiga me enviou ontem:

6 chávenas de caldo de vegetais ou de galinha (com sódio reduzido)
1 lata de tomate cortado (796 ml)
2 chávenas de couve finamente cortada
1 chávena de courgette cortado
1 chávena de cebolas finamente cortadas
1 chávena de cenouras cortadas
1 colher de sopa de orégãos secos
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de chá de pasta de tomate
1 colher de chá de vinagre balsâmico

Coloque todos os ingredientes dentro de uma panela. Deixe levantar fervura e depois reduza o lume por 30 minutos ou até os vegetais ficarem macios.

Cada porção contem:

Calorias – 60,5
Lípidos – 1,5 g
Carboidratos – 9 g
Proteína – 1,9 g
Fibra – 2 g
Açúcar – 4,5 g



Esta é uma das muitas versões da sopa de repolho, considerada sopa de dieta. Podemos consumi-la todos os dias e mais do que uma vez por dia.

Não concordo com regimes drásticos para perder peso, a não ser que sejam aconselhados pelos profissionais de saúde. Mas aceito esta sopa como uma merenda entre as refeições ou para as refeições principais desde que seja acompanhada com algo mais nutricional.

32 comentários:

  1. Respostas
    1. Actually, it is!! It is a very comforting soup for this time of year. : )

      Eliminar
  2. Yum. Not for me until the weather cools though. Mind you, I am eating quite a lot of kimchi - and loving it.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I like Korean food very much. My son orders this type of food quite often. He always include kimchi.

      Eliminar
  3. Para a mim sopa so no Inverno, ainda muito quente aqui...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que com esse calor não apeteça comer sopa quente! : )

      Eliminar
  4. parece-me uma refeição muito rica em bons ingredientes !
    e a associação de sabores desperta a curiosidade!
    votos de bom fim de semana, Catarina
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando comparo os planos alimentares, as sopas estão sempre incluídas nos vossos planos, mas raramente nos canadianos/americanos. E se alguma é sugerida, escolhem a sopa italiana minestrone.
      Bom fim de semana, Angela.
      : )


      Eliminar
  5. Eu faço sopa a olho (há sempre sopa cá em casa!), misturo todo o vegetal que há no frigorífico a um pacote de “legumes congelados” como base. Tudo na Bimby 25m e de seguida reduzida a creme na velocidade 10... de seguida um fio de azeite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também faço sopas a olho. Para esta é que segui as quantidades e os ingredientes da receita exatamente como aqui estão indicados. Também nunca publico receitas. Esta foi uma exceção. :))

      Eliminar
  6. Sopa de dieta numa malga desse tamanho, bolas !!!... se calhar é da foto... faltam ali umas couves, um verdinho, para quebrar tanta laranja ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem repolho!! Por isso é conhecida por sopa de repolho. :))) A malga, como tu lhe chamas, é de tamanho normal. Prefiro comer sopa numa tigela do que num prato de sopa. Apenas uma trivialidade. :))
      Tenho que pensar em assuntos mais sérios para as postagens... como o vórtice polar, por exemplo. Que achas? :)))

      Eliminar
    2. Também prefiro tigelas, embora nem sempre coma nelas. Sopa na tigela só em casa ! :)
      Vórtice polar, é melhor não falar de desgraças!... que ainda estão para acontecer ! :((((

      Eliminar
    3. Aqui já sofremos os efeitos do vórtice polar com uma tremendo nevão e temperaturas a -30/-35 graus.

      Eliminar
  7. Obrigado pela partilha, adoro sopas, já guardei a receita pois parece-me ser bem agradável.
    Obrigado por comemorar comigo o nascimento do meu netinho Lourenço.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada, Maria. Desejo-lhes as maiores felicidades.
      Bjos

      Eliminar
  8. ahahah... Palavra que me fazem confusão as "receitas" escritas sobre as sopas ou sobre os "pratos" ! :)))
    Cá em casa é sempre tudo "a olho" e vai-se deitando disto e daquilo !!!
    Para bolos, bom,... aí sim , mas não com muita rigidez !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também faço a maior parte da comida a olho. Quanto a novas receitas, prefiro segui-las para obter o suposto sabor e consistência dos pratos. Quando copiei esta receita pensei na Clara que me diz que nunca dou receitas. O que é verdade. Esta foi exceção e “por graça”. : ))

      Eliminar
  9. Para o meu paladar essa sopa tem tomate demais, Catarina.
    Raramente deito tomate na sopa, acho que deixa um sabor demasiado ácido.
    Prefiro comê-lo cru, com cebola branca, cortada fina e previamente colocada em água, sal e umas gotas de vinagre.
    Mas se o sabor for tão bom quanto o especto...a sopa é boa, sim! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adiciono um tomate normalmente. Raramente esta quantidade e de lata. A não ser que seja mesmo uma sopa de tomate...
      Não ficou ácida. Talvez estes tomates fossem mais doces.
      : )

      Eliminar
  10. Sounds good, I like cabbage but would have to have something else with it or else I would still be hungry.

    ResponderEliminar
  11. Está com óptimo aspecto!...
    No momento, aqui em casa... as sopas têm andado muito para o total liquidificado... com a insuficiência respiratória da minha mãe, é a forma como ela melhor as come...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  12. Com o frio... sopas é o que melhor me sabe!

    Introduzir cenoura numa sopa de dieta é altamente discutível.
    Nos tempos em que eu fazia dieta, o médico proibiu-me o uso da cenoura e da batata na sopa.

    Beijinhos hipo-calóricos
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (acho que não se escreve com hífen... mas estou com sono e não me apetece ir verificar)

      (^^)

      Eliminar