domingo, 16 de dezembro de 2018

Käthe Kollwitz: A Voz do Povo


Auto-retrato




Käthe Kollwitz, (1867 nascida em Caliningrado, Rússia -1945) - desenhista, gravurista, escultora e pintora -  é considerada uma das principais artistas alemãs do século XX.   

"Ao longo de uma carreira de mais de cinco décadas num mundo de arte predominantemente masculino, Kollwitz abordou temas difíceis e desenvolveu imagens fortes baseadas nas suas próprias experiências, nas suas interações com mulheres da classe trabalhadora em Berlim e a sua exposição aos horrores de duas guerras mundiais.

Muitas das suas gravuras e cartazes são protestos contra a guerra, a pobreza, a desigualdade, a fome e a mortalidade infantil.”

Esta exibição contém a maior coleção de trabalhos desta artista fora da Alemanha.



Outbreak from Peasants’ War

Uma gravura da série “A Guerra dos Camponeses” – a luta pela igualdade liderada por Black Anna


The Mothers

As mães protegem os seus filhos

Tower of Mothers


Sleeping Child in the Lap of Her Mother
Criança a Dormir no Colo da Mãe

Para quem não conhece a arte de Kollwitz vale a pena fazer uma pesquisa sobre a sua extraordinária obra. 

É uma exibição muito emocionante e perturbadora. Merece uma segunda visita.


(Desta vez todas as fotos foram copiadas da net) 



36 comentários:

  1. Soubesse eu que aqui encontraria estas imagens e teria vindo "roubar" o "Outbreak from Peasant`s War" para ilustrar o meu soneto de hoje...

    FINALMENTE UM SONETO DE NATAL

    (2018)

    Finalmente um soneto de Natal
    Escrito segundo as normas, bem festivo,
    Embrulhado em papel vermelho-vivo,
    Vistoso, espampanante, ornamental,
    *

    Ou, na sua vertente social,
    Citando o pobre enquanto indicativo
    De altíssima virtude, se cativo
    Dos maus tratos do grande capital.
    *

    Finalmente um Natal do qual se espera
    Uma festa, um renovo, a Primavera
    Da paz no mundo que o homem quiser!
    *

    Porém, que pode um homem quando só
    Conseguir suscitar-vos pena e dó
    Depois de dar-vos mais que o que trouxer?
    *


    Maria João Brito de Sousa – 16.12.2018 - 11.29h

    Feliz Natal, Catarina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. : ))

      Obrigada por nos mostrar o seu soneto de Natal!

      Feliz Natal, Maria João!

      Eliminar
  2. O texto e as fotografias são música para o meu coração 💓 Catarina.

    Käthe Kollwitz é mesmo a mais importante artista alemã do século XX.

    O Museu desta extraordinária mulher | artista em Colónia é um dos meus museus favoritos.

    Beijo 😘 agradecendo a partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma grande artista, grande lutadora pela igualdade. Todos os seus desenhos e gravuras transmitem sofrimento, perda, pobreza...

      Eliminar
  3. Estive a ver a obra e vida dela. Uma mulher que muito sofreu, mas nem por isso deixou de exprimir o seu enorme talento.

    Obrigada pela partilha Catarina

    https://existeumolhar.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. Votos de feliz Natal com muito amor, paz e alegria para você e sua família!
    AG

    ResponderEliminar
  5. Ao ler o texto introdutório fiquei confusa: um nome alemão... considerada uma das maiores artistas alemãs do séc.XX mas nascida da Russia...
    Foi quando me apercebi que Kaliningrad, hoje cidade russa, foi antes Königsberg, uma cidade alemã.

    Pela mostra que aqui deixas, toda a obra de Käthe tem um forte carga dramática.
    Mas Catarina, esta mostra está a decorrer aí em Toronto? Não ficou muito claro isso, mas depreendo que sim.

    Beijinhos domingueiros
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ela nasceu na ex-Prússia.
      A exibição está a decorrer na AGO, Galeria de Arte do Ontário, em Toronto.
      Não tirei fotos desta vez. Fotografar numa galeria tem vantagens e desvantagens. O ato de fotografar pode fazer com que a minha atenção, por vezes, se direcione para determinados pormenores do objeto que está a ser fotografado. E se quero mais informações sobre um quadro que não obtive na galeria, pesquiso quando chego a casa. Estas serão as vantagens. A desvantagem é que me pode distrair também e prolongar a visita. Neste dia não havia muito tempo e queria concentrar-me totalmente sem utilizar a máquina fotográfica ou o telemóvel. São imagens demasiado intensas que perturbam bastante. E nestas circunstâncias não gosto de ser distraída; saio da galeria em silêncio, permaneço em silêncio durante algum tempo e só depois começo a partilhar a minha opinião com as amigas com quem fui museu. : )

      Eliminar
    2. Em Königsberg, antiga cidade alemã, nasceu o filósofo alemão Emmanuel Kant.

      Eliminar
  6. Muito interessante o trabalho desta artista e alguns dos seus trabalhos estão neste momento em Toronto
    https://ago.ca/exhibitions/kathe-kollwitz-art-and-life
    Obrigado Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A internet é a invenção mais incrível dos nossos tempos!!! E pensar que a www foi criada há apenas 28 anos!!

      Viste, nesse link, a segunda imagem (depois do auto-retrato). Os nossos olhos ficam ainda mais húmidos com esse e outros desenhos!

      Eliminar
  7. That's what I love about blogging!
    We are introduced to new things and new people!

    Many thanks, for this informative post. I love the last image here 'Sleeping Child in the Lap of Her Mother'

    All the best Jan

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I do like that image as well. Others make us cry!

      I prefer blogging as well... there is more interaction, and it definitely is much more interesting than facebook, instagram, twitter... : )

      Eliminar
  8. Interessante os seus trabalhos e com preocupações sociais, aproveito para desejar um bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia mas vou aprofundar na Net!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. I think I've seen some of the artist's work at the National Gallery.

    ResponderEliminar
  11. A skilled artist.
    And, given the things he no doubt saw, no wonder his self portrait looks so sad.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. She was very, very talented. And what a fighter for social justice!

      Eliminar
  12. A very talented artist. My wife is very familiar with her work. I only seen some of her work. Thanks for sharing this.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Her work is amazing. She felt it was her duty to voice the sufferings of humankind.

      Eliminar
  13. Desconhecia em absoluto. Uma arte duríssima como dura deve ter sido a sua realidade. Obrigada por nos dares a conhecer.

    Beijinhos e votos de Boas Festas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello stranger!! :))

      Boas Festas com saúde, boa disposição e com todos os manjares natalícios.

      :)

      Eliminar
  14. Confesso que não conhecia.
    Estamos sempre a aprender.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A capacidade que temos de continuar a aprender é uma das grandes bênçãos!
      : )

      Eliminar
  15. Uma artista que viveu num dos períodos mais ricos e trágicos da história!... Confesso que adorei inteirar-me sobre a sua obra, que confesso, não conhecia!
    Mais uma valiosa partilha, Catarina! Adorei!!!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  16. Que interessante tudo isso, vou pesquisar mais sobre a vida e o trabalho dela! Um abraço!

    ResponderEliminar