Auto-retrato
Käthe Kollwitz, (1867 nascida em Caliningrado, Rússia -1945) - desenhista, gravurista, escultora e pintora - é considerada uma das principais artistas
alemãs do século XX.
"Ao longo de uma carreira de mais de cinco
décadas num mundo de arte predominantemente masculino, Kollwitz abordou temas
difíceis e desenvolveu imagens fortes baseadas nas suas próprias
experiências, nas suas interações com mulheres da classe trabalhadora em Berlim
e a sua exposição aos horrores de duas guerras mundiais.
Muitas das suas gravuras e cartazes são protestos contra a guerra, a pobreza, a desigualdade, a fome e a mortalidade infantil.”
Esta exibição contém a maior coleção de trabalhos desta artista fora da
Alemanha.
Outbreak from Peasants’ War
Uma gravura da
série “A Guerra dos Camponeses” – a luta pela igualdade liderada por Black Anna
The Mothers
As mães protegem
os seus filhos
Para quem não conhece a arte de Kollwitz vale a pena fazer uma pesquisa sobre a sua extraordinária obra.
É uma exibição muito emocionante e perturbadora. Merece uma segunda visita.
É uma exibição muito emocionante e perturbadora. Merece uma segunda visita.
(Desta vez todas as fotos foram copiadas da net)






Soubesse eu que aqui encontraria estas imagens e teria vindo "roubar" o "Outbreak from Peasant`s War" para ilustrar o meu soneto de hoje...
ResponderEliminarFINALMENTE UM SONETO DE NATAL
(2018)
Finalmente um soneto de Natal
Escrito segundo as normas, bem festivo,
Embrulhado em papel vermelho-vivo,
Vistoso, espampanante, ornamental,
*
Ou, na sua vertente social,
Citando o pobre enquanto indicativo
De altíssima virtude, se cativo
Dos maus tratos do grande capital.
*
Finalmente um Natal do qual se espera
Uma festa, um renovo, a Primavera
Da paz no mundo que o homem quiser!
*
Porém, que pode um homem quando só
Conseguir suscitar-vos pena e dó
Depois de dar-vos mais que o que trouxer?
*
Maria João Brito de Sousa – 16.12.2018 - 11.29h
Feliz Natal, Catarina.
: ))
EliminarObrigada por nos mostrar o seu soneto de Natal!
Feliz Natal, Maria João!
...new to me, thanks for sharing.
ResponderEliminarYour're welcome!
Eliminar: )
O texto e as fotografias são música para o meu coração 💓 Catarina.
ResponderEliminarKäthe Kollwitz é mesmo a mais importante artista alemã do século XX.
O Museu desta extraordinária mulher | artista em Colónia é um dos meus museus favoritos.
Beijo 😘 agradecendo a partilha.
Foi uma grande artista, grande lutadora pela igualdade. Todos os seus desenhos e gravuras transmitem sofrimento, perda, pobreza...
EliminarEstive a ver a obra e vida dela. Uma mulher que muito sofreu, mas nem por isso deixou de exprimir o seu enorme talento.
ResponderEliminarObrigada pela partilha Catarina
https://existeumolhar.blogs.sapo.pt/
Concordo, Manu.
Eliminar: )
Votos de feliz Natal com muito amor, paz e alegria para você e sua família!
ResponderEliminarAG
Feliz Natal, AG!
Eliminar: )
Ao ler o texto introdutório fiquei confusa: um nome alemão... considerada uma das maiores artistas alemãs do séc.XX mas nascida da Russia...
ResponderEliminarFoi quando me apercebi que Kaliningrad, hoje cidade russa, foi antes Königsberg, uma cidade alemã.
Pela mostra que aqui deixas, toda a obra de Käthe tem um forte carga dramática.
Mas Catarina, esta mostra está a decorrer aí em Toronto? Não ficou muito claro isso, mas depreendo que sim.
Beijinhos domingueiros
(^^)
Sim, ela nasceu na ex-Prússia.
EliminarA exibição está a decorrer na AGO, Galeria de Arte do Ontário, em Toronto.
Não tirei fotos desta vez. Fotografar numa galeria tem vantagens e desvantagens. O ato de fotografar pode fazer com que a minha atenção, por vezes, se direcione para determinados pormenores do objeto que está a ser fotografado. E se quero mais informações sobre um quadro que não obtive na galeria, pesquiso quando chego a casa. Estas serão as vantagens. A desvantagem é que me pode distrair também e prolongar a visita. Neste dia não havia muito tempo e queria concentrar-me totalmente sem utilizar a máquina fotográfica ou o telemóvel. São imagens demasiado intensas que perturbam bastante. E nestas circunstâncias não gosto de ser distraída; saio da galeria em silêncio, permaneço em silêncio durante algum tempo e só depois começo a partilhar a minha opinião com as amigas com quem fui museu. : )
Em Königsberg, antiga cidade alemã, nasceu o filósofo alemão Emmanuel Kant.
EliminarMuito interessante o trabalho desta artista e alguns dos seus trabalhos estão neste momento em Toronto
ResponderEliminarhttps://ago.ca/exhibitions/kathe-kollwitz-art-and-life
Obrigado Catarina
A internet é a invenção mais incrível dos nossos tempos!!! E pensar que a www foi criada há apenas 28 anos!!
EliminarViste, nesse link, a segunda imagem (depois do auto-retrato). Os nossos olhos ficam ainda mais húmidos com esse e outros desenhos!
That's what I love about blogging!
ResponderEliminarWe are introduced to new things and new people!
Many thanks, for this informative post. I love the last image here 'Sleeping Child in the Lap of Her Mother'
All the best Jan
I do like that image as well. Others make us cry!
EliminarI prefer blogging as well... there is more interaction, and it definitely is much more interesting than facebook, instagram, twitter... : )
Interessante os seus trabalhos e com preocupações sociais, aproveito para desejar um bom Domingo.
ResponderEliminarAndarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Obrigada, Francisco.
EliminarUm bom resto de domingo.
: )
Não conhecia mas vou aprofundar na Net!
ResponderEliminarAbraço
Fazes bem.
Eliminar: )
I think I've seen some of the artist's work at the National Gallery.
ResponderEliminarYou probably have...
EliminarA skilled artist.
ResponderEliminarAnd, given the things he no doubt saw, no wonder his self portrait looks so sad.
She was very, very talented. And what a fighter for social justice!
EliminarA very talented artist. My wife is very familiar with her work. I only seen some of her work. Thanks for sharing this.
ResponderEliminarHer work is amazing. She felt it was her duty to voice the sufferings of humankind.
EliminarDesconhecia em absoluto. Uma arte duríssima como dura deve ter sido a sua realidade. Obrigada por nos dares a conhecer.
ResponderEliminarBeijinhos e votos de Boas Festas.
Hello stranger!! :))
EliminarBoas Festas com saúde, boa disposição e com todos os manjares natalícios.
:)
Confesso que não conhecia.
ResponderEliminarEstamos sempre a aprender.
Boa semana
A capacidade que temos de continuar a aprender é uma das grandes bênçãos!
Eliminar: )
Thank you for this introduction!
ResponderEliminarYou're welcome!! : ))
EliminarUma artista que viveu num dos períodos mais ricos e trágicos da história!... Confesso que adorei inteirar-me sobre a sua obra, que confesso, não conhecia!
ResponderEliminarMais uma valiosa partilha, Catarina! Adorei!!!
Beijinhos
Ana
Ainda hoje penso nas gravuras/desenhos que vi...
EliminarQue interessante tudo isso, vou pesquisar mais sobre a vida e o trabalho dela! Um abraço!
ResponderEliminar