domingo, 29 de março de 2020

Migas


Falou-se em migas - https://francis-janita.blogspot.com/ – e eu, que já me tinha lembrado delas no outro dia e nem sei porquê, fui logo preparar um tacho delas!

Eu sou mais açorda, mas decidi pelas migas, umas migas aldrabadas: sem carne, apenas com ovos mexidos, e sem coentros... Mas tinha espinafres e foi o que adicionei. Depois lembrei-me que tinha uma pequena quantidade de feijão branco que tinha sobrado do dia anterior e misturei tudo...

E ficaram boas!!


“Migas” is a traditional dish in Portugal, associated mainly with the province of Alentejo (Southern Portugal). It is usually made with leftover bread.

Main ingredients: bread, garlic, olive oil, coriander, pork, bacon or ribs… and water!

I did not have coriander, I added spinach. I did not have pork, I did not have bacon, I did not have ribs… so I added 2 scrambled eggs.
Had leftover white beans, and added them to the mixture.



36 comentários:

  1. Respostas
    1. É muito raro fazer açorda ou migas. Mas quando vejo ou leio sobre determinados pratos portugueses, fico com saudades e tento fazer se não forem muito complicados e tiver os ingredientes necessários. De certo estas migas teriam ficalho mais saborosas com carne de porco, entrecosto... mas estas são carnes que habitualmente não compro. Para além que, já de si com muitos carboidratos, fica um prato com alto teor de gordura.
      : )

      Eliminar
  2. Your version looks much more to my taste - and delicious.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yes, I usually don't have those types of meat.
      This was fine.
      : )

      Eliminar
  3. Boa!
    Para a próxima
    acrescenta-lhe broa
    Isso
    broa de milho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Broa é daquele pão que também raramente compro. Em dias “normais” talvez fosse ao supermercado comprar os ingredientes que me faltavam, essencialmente os coentros de que tanto gosto. Assim, vou primeiro consumir o que tenho em casa e só depois vou às compras. Não sei se estou a tomar a decisão correta ou não (caso haja uma interrupção grande no abastecimento de alimentos), mas ir frequentemente ao supermercado não será aconselhável nos tempos que correm.

      Eliminar
  4. Eu ofereço-me para provador :)))
    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. O importante é improvisar. Pelo aspecto devem ter ficado boas.
    Boa semana Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando estamos muito tempo em casa há que pensar em algo para nos distrair... comida é um dos passatempos... aliás, prefiro comer do que preparar refeições. : )

      Eliminar
  6. It's something not thought of down here. It's good that we can used other ingredients to improvise when we are advised not to go out unless we have to..
    Take care, be safe and well.

    ResponderEliminar
  7. Votos de excelente semana, Catarina.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. As migas nunca são muito fotogénicas, pelo menos as minhas : )

      Eliminar
  9. Puxa vida, isso parece-se mais com açorda que com migas (das alentejanas, claro). Mas pode que tenham ficado boas. Cada gosto seu paladar:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando faço açorda, e creio que vou fazer uma daqui a pouco já que tenho pão em quantidades exageradas, fica muito diferente das migas. Tem mais caldo, o pão fica menos desfeito e faço com ovos escalfados. Faltam-me os coentros!!! E a minha hortelã só irá aparecer lá para fins de abril ou maio...
      Temos que pensar em coisas leves e divertidas para fazer (comer é divertido, mas com consequências indesejáveis) nestes dias stressantes que estamos a viver. O nosso comportamento como indivíduos e como sociedade transformar-se-á para sempre. Melhor ou pior... o futuro nos dirá!

      Eliminar
  10. As tuas 'migas' são melhores que as minhas, Catarina! :))

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uns carapaus ou petingas fritos teriam completado a refeição divinalmente! : )

      Eliminar
  11. parecem muito gostosas, Catarina
    mereces parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de copiar alguns pratos que vejo nos blogues. Agora tenho que fazer o bolo de banana da Gábi! : ))) Como ainda tenho bolo da Graça, terei que esperar alguns dias.
      : ))

      Eliminar
  12. Gosto, com o sabor a coentros. Já comia! LOl

    Beijos e uma semana feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho quase sempre coentros, mas agora não tenho. Não duram muito no frigorífico e como os molhos são grandes, muitas vezes, tenho que colocar metade no lixo. Adoro o cheiro dos coentros!!

      Eliminar
  13. You make recipes like I do...approximations!

    ResponderEliminar
  14. Migas!... Açorda!... Bem bom!...
    É incrível como o meu apetite cresce, quando venho aqui!... :-D
    Porque será?... ;-)
    Beijinhos! Boa semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tenho dito muitas vezes -até à exaustão, alguns dirão - que quando estou em Portugal, tenho algumas refeições em mente que tenho que comer: açorda de marisco, feijoada de lingueirão ou de qualquer tipo, amêijoas e conquilhas com frequência, sardinhas assadas, e, last but not least, caracóis! ... sem esquecer o frango da Guia... uma vez é suficiente! E requeijão que posso comer às colheradas.

      Acabei de jantar uma canja com muita carne de galinha....;)) não é a mesma...

      Eliminar
  15. Nunca fiz migas, mas gosto imenso. Ontem fiz foi uma açorda de bacalhau com ovos escalfados e muitos coentros. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas migas não tem nada a ver com as migas alentejanas, mas não estavam más de todo. :))

      Eliminar
    2. Lembrei-me agora... já pensaste em fotografar algumas das refeições que preparas? As fotografias sairiam profissionais e eu copiaria os pratos para os fazer aqui em casa. :)))

      Eliminar
    3. Aí é que está, Catarina (ou não está). Falta-me a parte do "profissional". Fotografar alimentos obedece a técnicas que eu não domino. :)

      Eliminar